The Ziguais

 

A APPDA LISBOA tem uma banda, que existe desde 2002 e que surgiu na sequência de um projeto europeu denominado “Uma sociedade para todos".

Desde então, têm vindo a integrar a formação da banda diversos jovens e adultos com autismo, que frequentam a  nossa instituição. Atendendo às necessidades específicas desta população, a banda tem a missão de lhes proporcionar, acima de tudo, bem-estar, ao mesmo tempo que possibilita uma intervenção e sensibilização junto da população em geral acerca desta problemática. Acreditamos que cada atuação da banda é mais um passo no caminho para a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, demonstrando as suas competências, capacidade de aprendizagem e voz ativa. O repertório da banda está em permanente construção e conta com originais, covers de pop/rock, jazz e bandas sonoras, sendo inspirado nos interesses e sugestões musicais dos seus elementos. A improvisação tem a dupla função de potenciar formas de comunicação não-verbal e também proporcionar momentos de catarse, possibilitando a expressão daquilo que através das palavras se torna demasiado complexo.

A nossa banda cresceu sempre informalmente, ao longo de 19 anos, apesar de termos feito atuações em diversos contextos – escolas, empresas, salas de espetáculos – um pouco por todo o país, no estrangeiro e até termos gravado um disco com cinco temas originais. No ano de 2019 fomos uma das instituições vencedoras do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar para o ano de 2020, com um projecto que envolveu precisamente a profissionalização desta banda, com a criação também de um nome e imagem, em parceria com a agência Torke CC.

Novidades em breve, fiquem atentos!