The Ziguais

 

A APPDA LISBOA tem uma banda, que existe desde 2002 e que surgiu na sequência de um projeto europeu denominado “Uma sociedade para todos".

Desde então, têm vindo a integrar a formação da banda diversos jovens e adultos com autismo, que frequentam a  nossa instituição. Atendendo às necessidades específicas desta população, a banda tem a missão de lhes proporcionar, acima de tudo, bem-estar, ao mesmo tempo que possibilita uma intervenção e sensibilização junto da população em geral acerca desta problemática. Acreditamos que cada atuação da banda é mais um passo no caminho para a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, demonstrando as suas competências, capacidade de aprendizagem e voz ativa. O repertório da banda está em permanente construção e conta com originais, covers de pop/rock, jazz e bandas sonoras, sendo inspirado nos interesses e sugestões musicais dos seus elementos. A improvisação tem a dupla função de potenciar formas de comunicação não-verbal e também proporcionar momentos de catarse, possibilitando a expressão daquilo que através das palavras se torna demasiado complexo.

A nossa banda cresceu sempre informalmente, ao longo de 19 anos, apesar de termos feito atuações em diversos contextos – escolas, empresas, salas de espetáculos – um pouco por todo o país, no estrangeiro e até termos gravado um disco com cinco temas originais. No ano de 2019 fomos uma das instituições vencedoras do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar para o ano de 2020, com um projecto que envolveu precisamente a profissionalização desta banda, com a criação também de um nome e imagem, em parceria com a agência Torke CC.

 

Já podem finalmente assistir ao trailer do filme "The Ziguais", o primeiro documentário sobre autismo em Portugal.

"Catarina, Duarte, Micas e Nando têm em comum muito mais do que o diagnóstico de autismo. Estão unidos pelo poder da música, que os junta também aos restantes membros da banda The Ziguais. Um grupo que não deixa ninguém indiferente e que em cada concerto quebra estereótipos, desfaz receios e apaixona quem os ouve a comunicar afectos através da linguagem universal da música. Pessoas que encontraram o seu lugar de felicidade, num mundo que tantas vezes (ainda) não está preparado para as compreender. Uma narrativa intimista, cantada na voz dos seus protagonistas e contada por aqueles que têm o privilégio de estar sempre na primeira fila."

Uma "história de quem quebra barreiras diariamente".
A história da nossa banda e dos seus membros e familiares!

"A comunicação pela música é uma comunicação universal" e este impacto da música é bem visível na felicidade que se sente nas actuações dos The Ziguais.

A APPDA LISBOA acredita que este projeto será mais um passo em frente para dar visibilidade às pessoas com autismo, porque "o melhor cenário de inclusão passa pela informação".

 

A estreia do documentário foi no dia 2 de abril de 2022, na Fundação Oriente.
O evento contou ainda com uma comunicação de Peter Vermeulen (Bélgica), subordinada ao tema “AUThentic Happiness”.
No final da exibição do documentário houve uma mesa redonda, onde convidámos o público a participar ativamente, partilhando as suas perspectivas sobre o primeiro documentário sobre autismo em Portugal.

Concertos The Ziguais

Brilha o Arraial 2023 (junho 2023)

Encerramento do ano letivo no Externato Espaço Verde (junho 2023)

Inauguração da Feira do Livro de Lisboa (maio 2023)

Aniversário do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa (maio 2023)

Fórum Cultural de Alcochete (Abril 2023)

Brilha o Arraial 2022 (junho 2022)

Aniversário do Museu Nacional Ferroviário (maio 2022)

Encerramento da 1ª Edição do programa Social Leaprof NOVA SBE (março de 2022)

Aniversário 25 anos colaboradores CUF (novembro 2021)

Cinema S. Jorge (maio 2021)

Dynamite Event - BNP Paribas (novembro 2020)