Eventos/Comemorações

Torneio Solidário  de Ténis – 17/06/2017

APPDA-Lisboa no "Mercado Social" – 08/11/2016

No âmbito da iniciativa do Inspira Santa Marta Hotel, a APPDA-Lisboa esteve presente com artesanato, feito pelos seus utentes, no “Mercado Social” no dia 8 de Novembro 2016.  

VII Exposição Internacional de Arte de Pessoas com Autismo - Setembro de 2016
Algumas obras de utentes da nossa associação estiveram patentes na VII Exposição Internacional de Arte de Pessoas com Autismo.
Artistas presentes nesta exposição: Ana Cláudia Lopo, Carlos José, Carolina Mouzinho, Fernando Seabra, Francisco Figueiredo, Leif Martiniano, Tiago Almeida, Sandra Serôdio e Vasco Sabino.

Exposição fotografia e desenho "Olhares" – Julho de 2015

Os alunos da Oficina de Expressão Plástica da APPDA-Lisboa foram convidados pela Embaixadora da Letónia, Dra Alda vanaga, para olhar e interpretar criativamente as suas fotografias. Durante o mês de Julho de 2015, a exposição esteve na Fundação Champalimaud.

Exposição - Paulo Amores – Outubro de 2014

Paulo Amores, adulto com autismo, residente na APPDA-Lisboa, foi o artista convidado para a exposição inaugural da galeria RAW na Cidadela Art District (Pousada de Cascais) na Avenida D.Carlos I 2750-310 Cascais. A exposição esteve em exibição entre Outubro de 2014 e Fevereiro de 2015.

Paulo Amores tem cadências particulares no seu processo criativo. Perante a superfície do papel reflete e compõe com detalhe, procurando equilíbrio interno entre formas, cores e signos. Existem elementos com ordem específica que sustentam toda a composição. As linhas sucedem-se numa repetição e orientação determinada, selecionada. Tudo tem lugar certo, distância própria, um ritmo com sentido.

Há necessidade em criar. Perante o suporte Amores reage usando os materiais com delicadeza e empenho. Existe força e segurança no que projeta, na busca constante pela melhor solução perante diferentes formatos. Todo o corpo trabalha e é movido neste processo: posições específicas na colocação dos pés, a respiração é controlada, suspensa diversas vezes em favor de uma forma. 

O tempo parece não passar até que dê por terminada a composição no balanço que faz sentido.

(Susana Rangel Romão - artista em artes visuais, licenciada em Artes Plásticas pela FBAUL, colaboradora voluntária na APPDA-Lisboa)

Exposição temática – AUTISMO – Janeiro de 2014

Nos meses de Janeiro e Fevereiro esteve patente no Centro Cultural Casapiano (Rua dos Jerónimos, 7A 1480-210 Lisboa), uma exposição sobre a temática do Autismo, que incluiu fotografias de Luís Barata sob o título genérico "Ensimesmo" e de Carlos N.Filipe "Dentro de nós".

No âmbito deste evento decorreu também uma mesa redonda sobre a importância da intervenção adequada para a capacitação e qualidade de vida das pessoas com autismo.

Pode ver todas as fotografias e vídeos deste projeto aqui.