Este ano a APPDA LISBOA pretende assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo colocando o foco naquela que considera ser uma das mais importantes questões para qualquer pessoa e, consequentemente, também para as pessoas com autismo: a felicidade e o bem-estar. Este ano propomos o desafio de consciencializar para a importância da felicidade enquanto objetivo de vida e barómetro de sucesso!
Na APPDA LISBOA trabalhamos todos os dias do ano com este objetivo em mente e o Dia AUTêntico será o dia de comunicar e de partilhar esse trabalho. O dia de abrir a experiência a todas as pessoas (com e sem autismo) que queiram conhecer os nossos projetos e motivações.
Começaremos o dia com uma manhã de Crossfit para tod@s em que convidamos toda a comunidade a vir Desafiar Limites no nosso renovado ginásio e jardins da APPDA LISBOA.
Este projeto veio aumentar as oportunidades de prática de atividade física dos nossos utilizadores.
A modalidade de Crossfit tem-se revelado uma excelente aposta porque já tem sua génese algumas das estratégias que ajudam as pessoas com autismo - é estruturada e segue um plano que permite antecipar a realização dos exercícios, que podem também ser adequados às competências de cada atleta, permitindo que todos tenham sucesso!
A alternância entre as atividades no ginásio e no exterior também é muito motivadora, permitindo variar entre o entusiasmo proporcionado pelo contacto com novos materiais e a prática de atividade em estreita ligação com a natureza.
Entrada livre/inscrição obrigatória através do email: dia.autentico@appda-lisboa.org.pt
Na tarde do dia 02/04 teremos a estreia do documentário “The Ziguais”, uma história de quem quebra barreiras diariamente, no auditório da Fundação Oriente.
“Catarina, Duarte, Micas e Nando têm em comum muito mais do que o diagnóstico de autismo. Estão unidos pelo poder da música, que os junta também aos restantes membros da banda The Ziguais. Um grupo que não deixa ninguém indiferente e que em cada concerto quebra estereótipos, desfaz receios e apaixona quem os ouve a comunicar afectos através da linguagem universal da música. Pessoas que encontraram o seu lugar de felicidade, num mundo que tantas vezes (ainda) não está preparado para as compreender. Uma narrativa intimista, cantada na voz dos seus protagonistas e contada por aqueles que têm o privilégio de estar sempre na primeira fila.”
O evento contará ainda com uma comunicação de Peter Vermeulen (Bélgica), subordinada ao tema “AUThentic Happiness”. Peter é Mestre e Doutor em Psicologia e Ciências da Educação e trabalha há mais de 30 anos com pessoas com autismo, tendo publicado vários livros e artigos sobre o tema. Comunicador de excelência, dá palestras e workshops em todo o mundo, sendo o seu foco atual a felicidade e o autismo.
No final da exibição do documentário haverá uma mesa redonda, onde convidamos o público a participar ativamente, partilhando as suas perspectivas sobre o primeiro documentário sobre autismo em Portugal.
Bilhetes à venda em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/105623-documentario_the_ziguais_appda_lisboa-museu_do_oriente/