DESAFIAR LIMITES

.

.

A APPDA LISBOA foi uma das vencedoras do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar 2021.

A constatação de que, na APPDA LISBOA, 53% dos utentes precisam de perder peso foi o ponto de partida para a criação deste projeto, que pretende ter forte impacto dentro e fora da APPDA LISBOA. A falta de atividade física é uma das causas para a ocorrência de crises de agitação motora/ agressividade, que podem ser diminuídas pelo aumento de atividade física estruturada, já que obrigará a um maior gasto de energia e contribuirá para a adoção de padrões de sono adequados, com o aumento do cansaço no final do dia. A atividade física tem também um papel fulcral na autoestima, autonomia e aumento da qualidade de vida, tríade que juntamente com os fatores enunciados torna este projeto prioritário.

Ao criar o projeto, não nos fazia sentido iniciar esta caminhada sozinhos, e desafiámos a CrossFit AlphaDen a juntar-se a nós.

Mas porquê o CrossFit? Porque o CrossFit é uma modalidade de treino funcional, que é adaptável a qualquer pessoa, e tem como objetivo a melhoria da condição física geral, através de treinos desenhados à medida dos participantes. Os treinos são variados, mas obedecem a uma estrutura, o que é facilitador para pessoas com autismo, já que lhes permite manter uma rotina e prever o que vai acontecer no treino. Com este projeto pretendemos recuperar o ginásio da APPDA LISBOA; aumentar as oportunidades de prática de exercício físico disponíveis para as pessoas com autismo na APPDA LISBOA e na comunidade; melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com autismo e suas famílias; criar dois programas específicos de CrossFit adequados a pessoas com autismo, um para crianças e outro para jovens e adultos, e implementá-los em escolas e na APPDA LISBOA; criar espaços na comunidade preparados para incluir atletas com autismo, através da disseminação dos programas e da dinamização de formações sobre autismo em boxes de CrossFit e ginásios da comunidade.

Neste seguimento, o nome pensado para este projeto foi DESAFIAR LIMITES. A identidade gráfica foi desenvolvida pelo designer Rui Santos.

Formação

Para se criarem programas específicos de CrossFit para pessoas com autismo, foram desenvolvidas duas formações. A primeira foi realizada por psicomotricistas da APPDA LISBOA para os colaboradores da CrossFit Alphaden, com o objetivo de dar a conhecer algumas das características das pessoas com autismo e possíveis dificuldades motoras. Pretendeu-se, também, apresentar estratégias e adaptações que podem melhorar o desempenho desta população. Esta formação incluiu uma componente de observação direta dos participantes no seu contexto habitual de prática de atividade física. Na segunda formação, foi a vez do grupo de psicomotricistas da nossa equipa estar na box da Alphaden a receber formação específica sobre a modalidade de CrossFit.

Remodelação do Ginásio

Em janeiro de 2022 o ginásio da APPDA LISBOA ficou finalmente preparado para receber as aulas de CrossFit. Ao longo de dois meses foi feita a reparação do telhado do ginásio, a pintura das paredes e do teto, a restauração da parede de tijoleira e das portas. Para além disso, foi colocado um piso mais adequado à prática desportiva. Foram ainda adquiridos materiais para utilizar nas aulas como kettlebells, halteres, discos, caixas, tapetes, cordas e bandas elásticas.

Início das Aulas

As aulas de CrossFit na APPDA LISBOA iniciaram em janeiro de 2022. Estas aulas decorrem duas vezes por semana com três grupos diferentes. As aulas têm corrido muito bem e os 21 participantes estão cada vez mais motivados!

DESAFIAR LIMITES nas escolas!

O projeto DESAFIAR LIMITES - NA ESCOLA começou a ser implementado em março em escolas apoiadas pelo Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da APPDA LISBOA em turmas que têm alunos com autismo.

A equipa de psicomotricistas da APPDA LISBOA desenvolve há vários anos projetos inclusivos com turmas de alunos com autismo, no sentido de promover a sua inclusão na turma através do jogo. Contudo, é a primeira vez que o faz em parceria.

Este projeto decorre em 8 escolas, com alunos do 1º ano ao 9º ano. Envolve mais de 143 alunos, 22 dos quais com autismo.

DESAFIAR LIMTES nos media

A originalidade e inovação deste projeto tem atraído a atenção da comunicação social!

.

.

Dia AUTêntico - manhã de Crossfit para tod@s | 02.04.2022

O dia 2 de abril de 2022 foi um Dia AUTêntico!

Neste dia, as equipas da APPDA LISBOA e da CrossFit AlphaDen organizaram uma manhã de Crossfit para tod@s.

Tivemos um total de 37 participantes, divididos em vários grupos, que vieram provar que com motivação e empenho é mesmo possível DESAFIAR (os seus) LIMITES. O feedback não poderia ter sido melhor!

.

Fundação Decathlon & DESAFIAR LIMITES


A Fundação Decathlon validou o projeto de parceria entre  a Decathlon Amadora e a APPDA LISBOA!


A Decathlon Amadora vai poder apoiar a APPDA LISBOA na expansão do projeto DESAFIAR LIMITES, desenvolvido com o intuito de reduzir barreiras para as pessoas com autismo e aumentar as suas oportunidades de prática desportiva, promovendo assim a sua inclusão.

Fazer chegar o desporto ao maior número de pessoas é a missão da Fundação Decathlon e esta foi mais uma conquista nesse caminho.

A APPDA LISBOA agradece à Decathlon Amadora pelo fantástico apoio que vai ser dado ao longo do ano letivo 2022/2023.

O desporto tem (mesmo) muito para nos dar!

Divulgaremos por aqui as novidades desta colaboração, fiquem atentos.