Eventos/Comemorações

PRÓXIMOS EVENTOS

.

EVENTOS ANTERIORES

.

"Vamos falar de AUTISMO?" - Cinema Fernando Lopes (03/06/23)

No sábado dia 03/06, às 10h30 decorreu uma sessão especial do documentário “The Ziguais”, uma história de quem quebra barreiras diariamente, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.

No final da exibição do documentário houve uma conversa com o público em que todos os elementos do público foram convidados a participar ativamente, partilhando as suas perspectivas sobre o primeiro documentário sobre autismo feito em Portugal.

.

Dia AUTêntico - manhã de Crossfit para tod@s (02/04/22)

.
O dia 2 de abril de 2022 foi um Dia AUTêntico!

Neste dia, as equipas da APPDA LISBOA e da CrossFit AlphaDen organizaram uma manhã de Crossfit para tod@s.
Tivemos um total de 37 participantes, divididos em vários grupos, que vieram provar que com motivação e empenho é mesmo possível DESAFIAR (os seus) LIMITES. O feedback não poderia ter sido melhor!

.

Dia AUTêntico - estreia do documentário "The Ziguais" (02/04/22)

.

No Dia AUTêntico tivemos a estreia do documentário “The Ziguais”, uma história de quem quebra barreiras diariamente, no auditório da Fundação Oriente.

O evento contou ainda com uma comunicação de Peter Vermeulen (Bélgica), subordinada ao tema “AUThentic Happiness”.

No final da exibição do documentário houve uma mesa redonda, onde convidámos o público a participar ativamente, partilhando as suas perspectivas sobre o primeiro documentário sobre autismo em Portugal.

.

Torneio Solidário  de Ténis (17/06/2017)

APPDA LISBOA no "Mercado Social" (08/11/2016)

No âmbito da iniciativa do Inspira Santa Marta Hotel, a APPDA-Lisboa esteve presente com artesanato, feito pelos seus utentes, no “Mercado Social” no dia 8 de Novembro 2016.  

VII Exposição Internacional de Arte de Pessoas com Autismo - Setembro de 2016

Algumas obras de utentes da nossa associação estiveram patentes na VII Exposição Internacional de Arte de Pessoas com Autismo.
Artistas presentes nesta exposição: Ana Cláudia Lopo, Carlos José, Carolina Mouzinho, Fernando Seabra, Francisco Figueiredo, Leif Martiniano, Tiago Almeida, Sandra Serôdio e Vasco Sabino.

Exposição fotografia e desenho "Olhares" (Julho de 2015)

Os alunos da Oficina de Expressão Plástica da APPDA-Lisboa foram convidados pela Embaixadora da Letónia, Dra Alda vanaga, para olhar e interpretar criativamente as suas fotografias. Durante o mês de Julho de 2015, a exposição esteve na Fundação Champalimaud.

Exposição - Paulo Amores (Outubro de 2014)

Paulo Amores, adulto com autismo, residente na APPDA-Lisboa, foi o artista convidado para a exposição inaugural da galeria RAW na Cidadela Art District (Pousada de Cascais) na Avenida D.Carlos I 2750-310 Cascais. A exposição esteve em exibição entre Outubro de 2014 e Fevereiro de 2015.

Paulo Amores tem cadências particulares no seu processo criativo. Perante a superfície do papel reflete e compõe com detalhe, procurando equilíbrio interno entre formas, cores e signos. Existem elementos com ordem específica que sustentam toda a composição. As linhas sucedem-se numa repetição e orientação determinada, selecionada. Tudo tem lugar certo, distância própria, um ritmo com sentido.

Há necessidade em criar. Perante o suporte Amores reage usando os materiais com delicadeza e empenho. Existe força e segurança no que projeta, na busca constante pela melhor solução perante diferentes formatos. Todo o corpo trabalha e é movido neste processo: posições específicas na colocação dos pés, a respiração é controlada, suspensa diversas vezes em favor de uma forma. 

O tempo parece não passar até que dê por terminada a composição no balanço que faz sentido.

(Susana Rangel Romão - artista em artes visuais, licenciada em Artes Plásticas pela FBAUL, colaboradora voluntária na APPDA-Lisboa)

Exposição temática – AUTISMO (Janeiro de 2014)

Nos meses de Janeiro e Fevereiro esteve patente no Centro Cultural Casapiano (Rua dos Jerónimos, 7A 1480-210 Lisboa), uma exposição sobre a temática do Autismo, que incluiu fotografias de Luís Barata sob o título genérico "Ensimesmo" e de Carlos N.Filipe "Dentro de nós".

No âmbito deste evento decorreu também uma mesa redonda sobre a importância da intervenção adequada para a capacitação e qualidade de vida das pessoas com autismo.

Pode ver todas as fotografias e vídeos deste projeto aqui.