A APPDA LISBOA conta com a valência de Estabelecimento de Educação Especial (EEE), que funciona nas instalações da sua sede, ao abrigo da portaria 1102/97 de 3 de Novembro, constituindo uma resposta para alunos com Perturbações do Espetro do Autismo abrangidos pela escolaridade obrigatória (com idades inferiores aos 18 anos) que, pelo seu perfil comportamental e de competências, carecem de uma resposta mais adequada, que não seria possível no ensino regular, depois de esgotados todos os recursos aí disponíveis.
O encaminhamento dos alunos para este estabelecimento é feito através da escola que frequentam, depois de devidamente fundamentado pelas equipas que os acompanham, em conjunto com os encarregados de educação (podendo ocorrer a pedido dos mesmos) e após autorização expressa do Ministério da Educação.
No EEE da APPDA LISBOA, procura-se promover o sucesso educativo dos alunos através do desenvolvimento de planos de intervenção individuais que têm em conta a especificidade de cada um e o contexto onde estão inseridos. O trabalho com as famílias assume um papel primordial na delineação dos objetivos que vão ao encontro das expetativas do jovem e da família quanto ao futuro.
Neste momento, a equipa multidisciplinar é composta por docentes destacados pelo Ministério da Educação e por técnicos e auxiliares de educação da APPDA LISBOA. São desenvolvidas atividades nas áreas da autonomia, desenvolvimento pessoal e social, competências académicas, desenvolvimento ocupacional e vocacional, entre outras. Todos os alunos do EEE têm a possibilidade de ususfruir das valências de intervenção especializadas da UPCS, com a vantagem de poderem fazê-lo no seu contexto e horário de permanência habitual nas instalações.
Pelo facto de o EEE funcionar na sede da APPDA LISBOA, conseguimos proporcionar também aos nossos alunos a participação pontual em algumas das atividades do CACI conseguindo explorar a vertente de orientação ocupacional/vocacional.